Você está em >

Notícias

Equipe da Unidade Básica de Saúde do Nossa Senhora Aparecida repassa informações sobre Hanseníase

20/04/2018

            Quarta-feira (18) foi dia de falar sobre Hanseníase na Unidade Básica de Saúde do Nossa Senhora Aparecida. Durante a Sala de Espera para consultas, os profissionais que atuam no posto repassaram informações sobre o que é a doença, tratamentos e sintomas. O objetivo com a ação é identificar pacientes que tenham lesão suspeita, diagnosticar a tempo, iniciar tratamento e prevenir sequelas que comprometam a qualidade de vida das pessoas.

            A Hanseníase tem cura e os exames e tratamentos são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. A motivação para regularmente trazer o assunto à tona é por ser uma doença bastante antiga e que gera muito preconceito.  “A Hanseníase pode estar presente e de forma silenciosa e se não for diagnosticada a tempo pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo. Isto porque a mancha não dói, o que faz com que as pessoas não procurem assistência", ressalta a enfermeira da UBS, Francielli Guzzo.

            A ação acontece em dias de bastante movimentação no local, em especial pela presença de médicos especialistas, logo, abrangendo maior número de pessoas que vão receber e podem disseminar o conhecimento. O tema vai ser reforçado em Salas de Espera nas próximas semanas. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde estão indo a cada domicílio, entregando informativos e mostrando como são as lesões, ajudando a identificar casos suspeitos e orientando a irem à unidade de saúde.

            Cada equipe de trabalho do Município segue cronograma próprio de Campanhas, conforme características do local. Em geral, todo ano a Hanseníase é trabalhada. Os principais sintomas da doença são manchas persistentes e indolores pelo corpo. Quando o paciente vem até a UBS, é feita avaliação e consulta médica, onde será feito diagnóstico, exames e o tratamento. A Secretaria de Saúde reforça o sigilo médico-paciente, já que a doença ainda é cercada de muito preconceito. Se você observar algum dos sintomas ou conhece alguém que tem, procure orientação e vá até a unidade de saúde da sua localidade.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho