Chopinzinho adere ao Garanti Sudoeste e garantia de R$ 1 milhão vai estar disponível em breve para os empresários

17/04/2018

Dentro de alguns dias, os empreendedores de Chopinzinho vão contar com uma forma mais fácil de conseguirem crédito para os seus negócios. Foi encaminhado para votação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulariza o convênio entre Chopinzinho e a GarantiSudoeste. Este recurso será para formação de um Fundo de Risco Local no valor de R$ 1 milhão, usado para emissão da Carta Fiança. Este valor pode ser até mesmo aumentado, quando utilizado completamente. O Município é pioneiro, sendo o primeiro do Sudoeste a aderir.

A Garanti Sudoeste é uma sociedade garantidora de crédito (SGC), que pode trabalhar com aporte de recursos de várias fontes, até o momento o único fundo disponível foi pleiteado pelo SEBRAE/NA, desde então vem se buscando estratégias para alavancar os valores disponíveis, quanto maior o fundo garantidor maior o número de cartas que viabilizam o crédito de muitas empresas que não teriam condições reais de conseguirem tal benefício. Hoje são cerca de 2000 associados e R$ 50 milhões em operações. A sociedade trabalha com diversas instituições financeiras, ampliando a liberdade dos empresários poderem escolher àquelas que atendam às suas necessidades.

“Os bancos aderiram e entenderam a importância desta garantia nas operações de crédito. Visamos ofertar crédito orientado e taxa reduzidas, buscando o desenvolvimento dos empresários de modo organizado”, explica a Diretora Executiva da GarantiSudoeste, Taciana Rodrigues. Ela ressalta também a importância de administradores que entendam a importância da iniciativa, como foi o caso do Prefeito Álvaro Scolaro, o primeiro a aderir no Sudoeste.

O convênio prevê um aporte de R$ 100 mil, alavancando assim a quantia de R$ 1 milhão para Chopinzinho, desenvolvendo a economia local e com geração de emprego. “O principal objetivo é facilitar o acesso ao crédito aos empresários que encontram dificuldades na fase inicial do seu empreendimento ou que desejam aumentar o seu negócio, fomentando assim a economia local”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Em Chopinzinho, além do aporte financeiro, os empresários vão ter a disposição uma Assessoria Financeira ofertada pelo Município.

O processo de requisição de crédito passará por uma análise financeira, em primeiro momento, pela instituição escolhida pelo empresário. Após isso, é realizada uma nova análise pela própria GarantiSudoeste, desta forma preservando a segurança e analisando com cautela os fatores de risco do crédito requisitado.

O Projeto de Lei que trata do convênio entre a Adminsitração Municipal e a GarantiSudoeste está em trâmite na Câmara de Vereadores e, se aprovado, deve entrar em vigor nos próximos dias.