Você está em >

Notícias

Chopinzinho conta hoje com 19 médicos atuando na Secretaria de Saúde

22/12/2017

            Ao longo de 2017 o quadro de médicos atuando na Secretaria de Saúde foi reestabelecido. Com a série Perfis Profissionais, foram apresentados à população todos os médicos que trabalham nas Unidades Básicas de saúde, visando aproximação com os pacientes e transparência. Hoje contamos com 19 profissionais: 1 no Melhor em casa; 1 cirurgião; 1 ortopedista; 1oftalmologista; 1 cardiologista; 1 auditor; 2 ginecologistas; 3 pediatras e 8 clínicos gerais.

            O quadro completo de médicos é motivo de orgulho, com uma rede de profissionais qualificados. Considerando o preconizado pelo Ministério da Saúde – que coloca como ideal 1 médico a cada 1000 habitantes, incluindo a rede particular -, nosso Município está acima da média. São feitas por dia cerca de 630 consultas na rede pública, com cada especialista realizando 16, e os clínicos gerais, 32. Hoje superamos 1 consulta mensal por habitante, e com isso, a partir de cálculo do Ministério da Saúde, alcançamos em 6 meses a média anual de consultas. Isto tudo pela facilidade de acesso a médicos clínicos gerais e especialistas.

            O Secretário de Saúde, Fabiano Popia, ressalta que o ideal é praticar a prevenção em saúde, garantindo mais qualidade de vida. Ou seja, trabalhando com prevenção, e não apenas com número de consultas. Popia explica que devemos mudar a concepção, utilizando o quadro médico – seus conhecimentos e competência -, para ações de prevenção e saúde à população.

            Para o próximo ano, o principal foco vai ser a obstetrícia, para intensificar o combate à mortalidade infantil e materna. Para isso, o pré-natal vai ser fortalecido e os médicos ginecologistas vão fazer visitas às casas, principalmente nos casos de gravidez de risco. Também, a continuidade do Programa Melhor em Casa, que faz atendimento domiciliar para os acamados, permitindo que fiquem junto à família. Desde a implantação do Melhor em Casa, já houve diminuição de aproximadamente 10 internamentos por mês no Município.

            Neste primeiro momento, a série Perfis Profissionais levou até a população informação sobre os médicos. A partir do próximo ano, serão apresentados os demais profissionais que atuam na Saúde. Com o encerramento do ano, a Administração Municipal faz um agradecimento especial à estes médicos apresentados, pela sua dedicação e diferença que fazem na saúde de Chopinzinho. 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho