Campanha de Doação de sangue em Chopinzinho atinge expectativa

18/07/2017

Três vezes ao ano, a Secretaria de Saúde de Chopinzinho, em parceria com o HEMEPAR - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná de Pato Branco, realiza Campanha de Doação de Sangue. Na última terça-feira, ocasião de mais um dia de doação, foram coletadas 87 bolsas de sangue, atingindo a previsão estimada de procura. A Secretaria de Saúde e Administração Municipal agradecem a todos que compareceram e que, assim, colaboram para salvar vidas.

“A Campanha foi muito positiva, os doadores estavam satisfeitos em estarem lá e fazer a doação, com a consciência que iam ajudar outras pessoas”, afirma Julimara Meira Zanotto, assistente social da Secretaria de Saúde, responsável pela Campanha. Algumas empresas e entidades, como o Rotary e o Sicredi, foram parceiros na ação.

Como a procura pela doação vem crescendo, foi solicitado para o HEMEPAR que na próxima campanha, em novembro, Chopinzinho tenha dois dias de coleta, para conseguir atender a demanda. Deste modo, um dia seria destinado à livre demanda e o outro para doação por agendamento. Durante as Campanhas, a Secretaria de Saúde é responsável pela divulgação, parcerias, e com a equipe de recepção dos doadores para preenchimento de fichas; já a coleta é realizada pela própria equipe do HEMEPAR e do CRE (onde acontecem as doações). Assim, o volume de trabalho depende, em especial, dos funcionários disponibilizados pela instituição de Pato Branco e por isto do pedido da Secretaria.

É importante ressaltar que quem quer ser um doador e não conseguiu participar do dia de coleta, pode procurar diretamente o HEMEPAR, em Pato Branco. As carteirinhas de doação de março estão disponíveis, e serão entregues pelos Agentes Comunitários de Saúde ou, podem ser retiradas diretamente na Unidade Básica de Saúde Central.

O material coletado abastece o estoque de sangue da 7ª Regional de Saúde, atendendo às situações de emergência de nossa região. Todas as bolsas são levadas para o HEMEPAR.