Em busca de envolver agricultura familiar na merenda escolar, Prefeito Álvaro visita cooperativa

19/05/2017

No dia 16 de maio, o Prefeito Álvaro Scolaro, o Secretário de Agricultura Everton Salomão e a nutricionista da Secretaria de Educação Nani Caroline da Silva visitaram a Cooperativa Coafar, de agropecuária familiar rural, na cidade de Dois Vizinhos. O objetivo da visita foi conhecer a iniciativa e o modelo de compra direta dos produtos oriundos da agricultura familiar, que são integralmente vendidos à Administração Pública, destinados à merenda escolar.

Recentemente Chopinzinho aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE, que visa com que as compras públicas do Município sejam realizadas por empresários locais, mantendo os recursos no Município, fomentando o comércio e gerando emprego e renda. “Neste sentido, a visita à cooperativa objetiva que Chopinzinho melhore ainda mais a compra do produtor. Nós queremos diversificar ainda mais esta produção e fazer com que a maior parte da merenda escolar seja comprada da agricultura familiar, incluindo carnes, frutas e legumes”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Hoje são comprados apenas 18 produtos, a grande maioria de panificação.

A cooperativa faz o processo de mediação entre o produtor e a Prefeitura. A própria cooperativa que organiza o processo de compra e plantio das espécies ao longo do ano. Hoje contam com 51 produtos, 55 cooperados e 150 produtores. “A vantagem é que é um produto de qualidade, porque a cooperativa exige um padrão do cooperado, e a Prefeitura fica isenta desta distribuição. Também, há o incentivo à agricultura familiar”, explica o Secretário de Agricultura Everton, falando sobre os benefícios deste tipo de iniciativa.