Feira da Cultura Indígena expõe artesanatos

19/04/2017

Em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril) e para fortalecer a produção da comunidade indígena, hoje durante toda a tarde aconteceu a Feira da Cultura Indígena. Foram expostos e vendidos artesanatos e alimentos produzidos na própria comunidade. A Feira aconteceu no local da Feira da AMR, com cerca de 10 expositores. O Prefeito Álvaro Scolaro também prestigiou o evento.

A Feira foi organizada pela equipe volante do CRAS. A ideia surgiu nos trabalhos realizados através do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, quando os próprios indígenas comentaram sobre a necessidade de mais espaços para exporem seus trabalhos. “Pensamos na data para comemorar o Dia do Índio e pela grande população indígena no município. Este é um dos modos encontrados para fomentar a produção da comunidade”, explica a psicóloga da equipe, Cinara Baraldi Putton. A assistente social Juliana Bernardi ressalta também que se percebeu entusiasmo da parte deles com a ideia e oportunidade.

Estavam expostos diversos artefatos, como filtro dos sonhos, arco e flecha, pulseias, colares, esculturas, desenhos, balaios e produtos alimentícios, como pinhão, batata doce e mandioca. A partir de agora, os indígenas terão um espaço para exporem seus trabalhos todas as semanas, junto com a Feira da AMR, às sextas-feiras. “Achamos por bem iniciar um trabalho para que possam divulgar mais seus trabalhos. Nós articulamos para que eles tenham este espaço e mais esta renda, vinda da venda dos produtos. Queremos que tenha cada vez mais público”, conta o Secretário de Assistência Social, Luiz Sérgio Ferreira.