Rede de Atenção à Saúde Mental de Chopinzinho é destaque no Estado

12/05/2016

A Secretaria Estadual de Saúde coloca o Município de Chopinzinho como exemplo na integração dos pontos de atenção que oferecem serviços relacionados à saúde mental. O trabalho envolvendo a Atenção Primária, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, CAPS e leitos de saúde mental são apontados como destaques. Para o Município, este reconhecimento vem ao encontro de uma série de ações voltadas à melhoria da saúde.

Segundo o Secretário de Saúde de Chopinzinho, Ivoliciano Leonarchik, estes resultados são frutos do trabalho de toda uma equipe resultando hoje em uma média de 300 pacientes atendidos por mês no local, de todas as faixas etárias.

Ao chegar, o paciente passa pela fase de elaboração de um projeto terapêutico singular elaborado com ele e sua família, considerando as redes de apoio existentes. A avaliação inicial é feita por um psicólogo e, então, é definido o tipo de tratamento que ele irá seguir. Os cuidados vão desde consultas com psicólogos – individual ou em grupo, atendimento com psiquiatras e prescrição de medicamentos, além de diversas oficinas educativas.

“Oferecemos um serviço aberto à população. Alguns usuários nos procuram espontaneamente e outros vêm por encaminhamento da Atenção Primária”, fala a coordenadora do Caps, Daniela Verde, que está à frente do espaço desde 2011.

O Caps faz a conexão com a Atenção Primária, proporcionando que casos mais leves sejam atendidos na própria Unidade de Saúde. Com a estratificação de risco, os encaminhamentos são realizados com mais segurança e alguns casos de transtornos mentais são tratados no próprio ambulatório.