Lançamento do Projeto Pró-alimentos Chopinzinho reúne microempresários e autoridades locais

05/05/2016

A semana do empreendedor, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, fez o lançamento oficial do Programa Pró-alimentos Chopinzinho na noite de 03 de maio, no Auditório da Prefeitura. Estiveram presentes os microempreendedores que vão participar do projeto, autoridades locais, representante da Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho e representantes das entidades parceiras. Fazem parceria com a Secretaria da realização do Pró-alimentos o SEBRAE, SENAI, Rotary, Interact, Unicentro e Vigilância Sanitária.

Os presentes, em suas falas, evidenciaram a importância de um constante aprimoramento, tanto das empresas quanto de seus produtos. O Prefeito, Rogério Mazetto, ressaltou que ao estarem ali, os empresários demonstravam interesse em crescer e oferecer um melhor produto aos consumidores, e que esta atitude deve ser valorizada. O SEBRAE e o SENAI, por sua vez, lembraram que os parceiros, cada qual em sua especialidade, poderão acrescentar elementos para que Município, empresários e consumidores saiam ganhando.

O Projeto acontece três vezes na semana, em diversos locais, iniciando dia 10 de maio e seguindo até dezembro, quando os participantes que concluírem o curso receberão o Selo, para acrescentarem em seus rótulos. A Secretaria vai ainda realizar acompanhamento semestral dos concluintes, para averiguar se permanecem seguindo os ensinamentos do curso e podem continuar utilizando o Selo ganho.

O Secretário da pasta responsável pelo projeto, André Budine, ressalta que a ideia para o projeto vem sendo amadurecida há pelo menos seis meses, tempo esse em que o Pró-alimentos teceu parcerias e estabeleceu o formato que aconteceria. “Criamos o projeto porque acompanhamos as empresas e suas dificuldades, e verificamos que a área técnica e de gestão são problemas presentes”, diz André.

Ao final do lançamento do projeto, os microempresários que farão parte do curso receberam o cronograma e assinaram o contrato de participação.

Funcionamento do Curso

Foram buscados parceiros para que os cursos ministrados sejam condizentes às realidades apresentadas. Deste modo, serão trabalhados três eixos principais ao longo do curso: saúde alimentar, gestão e aperfeiçoamento.

A parte de saúde alimentar será trabalhada em conjunto com a Vigilância Sanitária, para adequação de cozinhas e para que os produtos atendam a legislação vigente. Em parceria com a Unicentro, buscaram o programa Bom Negócio Paraná, para que pudessem qualificar estes empresários a fazerem a gestão de seu negócio. E, com o SENAI, buscaram cursos de aperfeiçoamento na área técnica – confeitaria, doces e salgados, e, em específico, um de rotulagem de produtos, para atender as demandas da legislação em termos de informações que devem constar nestes rótulos. O Rotary, em parceria, cederá sua cozinha onde será ministrado o curso.