Você está em >

Notícias

Nota de Esclarecimento

09/05/2016

 A Divisão de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, através de seu coordenador, passa a esclarecer alguns fatos ocorridos durante o processo de elaboração da folha de pagamento dos servidores do Município de Chopinzinho, referente ao mês de abril do corrente ano, no que tange a pagamento indevido a alguns servidores.

Importante informar que os equívocos que resultaram em pagamento de valores elevados às servidoras Marcelli Cristina Cervo e Tatiane Raquel da Costa, trata-se de erro de digitação do código da verba correspondente.

Cada lançamento efetuado na folha de pagamento do servidor é identificado por um número, comumente chamado dentro do sistema de verba. Existem verbas fixas (ex.: salário base, anuênios) e verbas variáveis (ex.: hora extra, PMAQ,).

As verbas fixas são de lançamentos únicos que não precisam de conferência mensal, enquanto as verbas variáveis são de lançamento mensal e a maioria delas de forma manual e individual de cada servidor, o que torna passível de erro.

Neste caso, tivemos dois erros de digitação, que trata de lançamento de PMAQ (verba 86) que teve seu lançamento como hora extra de 50% (verba 06), o qual passou desapercebido no momento da conferência.

Para um melhor entendimento, o PMAQ é uma forma de incentivo de desempenho pago aos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com recursos financeiros advindos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB, instituído pelo Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde (DAB/MS), através da Portaria n° 1.654, de 19 de julho de 2011, do Manual Instrutivo, e pela Portaria n° 1.063, de 03 de junho de 2013, autorizado pela lei Municipal nº 3.441/2015, de 17 de julho de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 240/2015, de 17 de julho de 2015.

As servidoras Marcelli Cristina Cervo e Tatiane Raquel da Costa, são os casos de erro de digitação, PMAQ/Hora Extra. No caso da servidora Marcelli Cristina Cervo, a mesma comunicou o erro e já foram tomadas as providências para que a mesma possa efetuar a devolução do valor recebido indevidamente. Quanto à servidora Tatiane Raquel da Costa, já estão sendo tomadas as providencias cabíveis para que a mesma efetue a devolução do valor recebido indevidamente.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que foi pago de maneira equivocada para o servidor Mario Ortiz Hurtado, um valor referente a gratificação de função, mas que percebido o erro, o servidor imediatamente procurou esta Divisão e já efetuou a devolução do valor recebido a maior.

Da mesma forma foi pago gratificação de função à servidora Gislaine Tania Galeazzi, cujas providências estão sendo tomadas para que seja efetuada a devolução do valor pago indevidamente.

Quanto aos valores que aparecem como gratificação de função para os servidores Helena Ferrarini e Trindade Nogueira, também ocorreu falha de digitação, pois se tratava de pagamento de adicional noturno.

Enfatize-se que a maior parte dos pagamentos já foram estornados mediante pagamento de guias, pelos servidores citados e quanto ao demais o Município fará o desconto em folha de pagamento dentro dos limites legais, não havendo portanto, prejuízo ao erário.

 

                                                           Chopinzinho, 04 de maio de 2016.   

 

 

Carlos Antonio Ansiliero



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho