Projeto do Dia Mundial dos cuidados com a voz vai às Escolas Municipais

04/05/2016

A última semana de abril foi palco das comemorações do Dia Municipal e Mundial dos cuidados com a Voz. As três profissionais fonoaudiólogas que atuam na Secretaria de Saúde e na Secretaria de Educação realizaram projetos junto às Escolas Municipais, para conscientizar as crianças acerca dos cuidados com a voz. Segundo as fonoaudiólogas, 70% da população utiliza sua voz profissionalmente, o que torna necessário intensificar os cuidados, como o de não gritar, tomar água e ingestão de maçã.

O público-alvo do Projeto foram crianças de 5 a 11 anos, que serão semeadores de informação ao voltarem às suas casas. “A gente percebe que as crianças estão bem empenhadas, respondem as perguntas com clareza, reflexo do trabalho desenvolvido desde 2011” explica a fonoaudióloga Brunelli Pan, que trabalha diretamente nas Escolas Municipais. O projeto atinge todas as Escolas do Município, e em outras fases atua também com comércio e indústria.

Segundo as profissionais presentes explicaram, os pais devem ficar atentos, por exemplo, com crianças que apresentem rouquidão por mais de 15 dias, dor na garganta para engolir, dor para falar e cansaço vocal, devendo procurar investigar possíveis causas, junto à Secretaria de Saúde do Município. “A maioria das crianças acaba gritando muito e chegam ao final do dia sem voz. O profissional precisa conversar e explicar o que pode acontecer com a corda vocal, para que isso futuramente não acarrete problemas vocais mais graves, como o câncer de laringe”, expõe a fonoaudióloga Caroline Pan, revelando que o cuidado de hoje pode evitar complicações futuras.