Conferências Municipais de Segurança Alimentar Nutricional e dos Diretos do Idoso foram realizadas

05/06/2015

Chopinzinho realizou durante a quarta-feira, 3, no Anfiteatro Municipal David Rogos Schimitz, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no período da manhã e a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no período da tarde.

A busca pela qualidade de vida e bem-estar é uma preocupação cada vez mais presente em nossa sociedade e a prática de hábitos alimentares saudáveis é um assunto considerado de extrema importância, visto que, uma boa alimentação aliada a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, são fatores essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Realizada no período da manhã, a Conferência Segurança Alimentar e Nutricional colocou em pauta assuntos como o aperfeiçoamento e a ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade; estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

Idoso

A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve o propósito de promover a reflexão, discussão e avaliação das ações executadas no município em benefício das pessoas idosas, observando a forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia de direitos do idoso. Segundo dados apresentados pela secretária de Assistência Social, Eliana Piaia, o município de Chopinzinho possui 12,26% de sua população na terceira idade. “Vivenciando a 3ª idade ou não, temos a obrigação de discutir qual é o nosso papel junto à sociedade e o como podemos contribuir com os assuntos relacionados à pessoa idosa”, disse.

De acordo com o prefeito de Chopinzinho, Rogério Masetto, as Conferências permitem ao município levantar todas as demandas referentes aos idosos e a partir desta estimativa de necessidades e anseios é possível à Administração Municipal realizar ações, desenvolver programas e oferecer condições ao idoso para que possa ter maior bem-estar, vivendo com dignidade, respeito e qualidade de vida.

Entre os eixos debatidos durante a Conferência está a questão da Gestao; Participação/Financiamento: fundos e orçamentos; Sistema de Garantia dos Direitos Humanos; Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa e Prioridade do Atendimento e o Reconhecimento da Pessoa Idosa na Atuação das Políticas Setoriais.