Centro Municipal de Transferência de Embriões foi inaugurado

12/09/2014

Foi inaugurado na quarta-feira, 10, o Centro Municipal de Transferência de Embriões de Gado Leiteiro de Chopinzinho. Na ocasião, o prefeito municipal, disse que o programa de transferência de embriões, é uma tecnologia usada para multiplicar os animais que mais se destacam na propriedade, garantindo o melhoramento genético do rebanho. “Este é mais um momento feliz da nossa Administração, ao cumprir mais uma meta do nosso plano de governo, ao inaugurar o Centro de Transferência de Embriões em Chopinzinho. Não temos conhecimento do desenvolvimento de projetos similares a este, em todo o Brasil. Este é um projeto audacioso que acreditamos vai melhorar muito a qualidade dos nossos rebanhos e consequentemente a vida das famílias que trabalham com a produção de leite. Para a implantação do Centro de Transferência de Embriões estamos investindo R$ 100.000,00. Deste valor, R$ 60.000,00 são recursos viabilizados junto ao Governo Estadual e R$ 40.000,00 são recursos próprios do município”, disse.

O prefeito complementou afirmando que o leite é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da economia chopinzinhense, injetando no comércio aproximadamente 5 milhões de reais por mês, além de possibilitar a permanência das famílias no setor rural. “Este projeto de transferência de embriões vai permitir o encurtamento do tempo na melhoria genética. Esta parceria com os produtores do nosso município que já possuem uma excelente qualidade genética, uma vez que nos destacamos como o maior produtor de leite do sudoeste paranaense”, garantiu.

O veterinário responsável pelo projeto, explicou que a prática de transferência de embriões é antiga e trata-se da superovulação de um animal doador e transferir para o animal receptor. “Neste primeiro momento iremos fazer uma seleção nas propriedades para participação do produtores interessados no programa, na sequência realizaremos uma avaliação visual e identificação das características do animal. Os animais de saúde boa e fácil reprodução terá seu material genético coletado para fazer o genoma para identificar se este animal vai imprimir nos seus descendentes suas características. A partir de identificada como apto, este animal será colocado na relação de animais doadores do programa. A segunda etapa corresponde a seleção dos animais receptores, que deverão ser preferencialmente novilhas com boa saúde. Esta etapa de seleção dos animais é muito importante e com sucesso em meados de 2015 poderemos iniciar o processo de implantação de inseminação”, explicou.

Ainda durante a realização do evento de inauguração do Centro Municipal de Transferência de Embriões, a Administração deu sequência a um importante projeto, também meta do plano de governo, que vem contribuindo com a melhoria na qualidade genética do rebanho chopinzinhenses. Através de Agricultura foram repassadas mais 4.000 doses de sêmen das raças Jersey e Holandesa. De acordo com a secretária de agricultura, nesta etapa foram investidos na aquisição de 1.000 doses de sêmen da raça Jersey e 3.000 doses da raça holandesa, R$ 51.450,00 em recursos próprios da Administração de Chopinzinho.

O Centro Municipal de Transferência de Embriões de Gado Leiteiro está localizado em anexo a Secretaria Municipal de Agricultura.