Campanha de Preventivo de câncer de colo de útero faz atendimento neste sábado

13/03/2020

Para facilitar o acesso ao exame de prevenção de colo de útero às mulheres que trabalham em horário comercial, a Secretaria de Saúde oferece o sábado dia 14 de março para coleta de preventivo. O atendimento será nas Unidades Central, Nossa Senhora Aparecida e Frei Vito, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.

Podem participar quaisquer mulheres que queiram fazer o exame. É preciso levar o Cartão SUS e RG, sem necessidade de agendamento. “Entendemos que as mulheres de Chopinzinho, em grande parte, trabalham durante a semana e não tem a disponibilidade de horário para vir a unidade de saúde,  que é o mesmo horário em que a unidade está aberta, e por isso pensamos em abrir um sábado para coleta”, destaca a enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Francieli Guzzo.

O câncer de colo de útero é uma doença que se diagnosticada no início as chances de cura são altas, sendo por isso a importância da realização do exame anualmente.

É o 3º tipo de câncer mais frequente e a 4ª causa de morte das mulheres do Brasil. Do total de exames com alteração em Chopinzinho, 66% dos casos são encontrados na fase inicial, quando o tratamento é mais fácil e eficaz.

As coletas acontecem durante todo o ano, na cidade e interior, seguindo o cronograma da Estratégia da Saúde da Família estabelecido por cada unidade. Para saber outros dias com coleta disponível, procure os agentes comunitários de saúde.