Conselho da Criança e do Adolescente incentiva opção de doação do Imposto de Renda ao FIA

17/04/2019

Você sabia que pode destinar parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência - FIA, ajudando as crianças e adolescentes de Chopinzinho? É esta ideia que o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA quer que todas as pessoas físicas e empresas saibam, para que possam contribuir para o FIA, e deixar que o dinheiro do imposto beneficie seu próprio Município.

O FIA foi criado em 2007 e é um mecanismo de gestão de recursos financeiros, que se destinam às crianças e adolescentes. A gestão é realizada pelo CMDCA, que aplica os recursos doados em projetos sociais apresentados por entidades da cidade. Pessoas físicas podem destinar 6% do Imposto de Renda devido ao longo do ano, através de depósito em conta específica do Fundo, para abater em sua declaração no ano seguinte. Também, podem fazer diretamente na declaração até 3% do imposto devido, desde que declarem no modelo completo. Empresas podem destinar a qualquer momento 1%, desde que apurem tributação pelo lucro real.

O objetivo da iniciativa é conscientizar e mobilizar a população, empresas e também contadores, que podem orientar seus clientes dos modos que são possíveis de contribuição. É importante deixar claro que quem recebe restituição também pode contribuir, já que o valor destinado será somado ao da restituição.

Quem quiser contribuir, pode doar por meio de depósito identificado ou transferência online, para conta mantida pelo FIA. Só desta maneira garante-se que os impostos se direcionem as crianças e adolescentes de Chopinzinho. Outras informações podem ser obtidas no Conselho, pelo telefone: 3242-8627; ou pelo e-mail: contabilidade2@chopinzinho.pr.gov.br.