Campanha da Gripe segue cronograma de vacinação

17/04/2019

Com a aproximação do inverno, a Campanha de Vacinação já tem programação definida em Chopinzinho. Neste ano, o período da Campanha começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio. Todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS estão aplicando a vacina, cada uma em seu horário normal de funcionamento. A meta é alcançar 90% dos grupos prioritários, em um total de cerca de 6000 pessoas.

Neste primeiro momento, o foco são as crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. “Estamos reforçando a convocação aos pais, que tragam as crianças para serem vacinadas. Todos sabem da importância da vacina, todos devem se conscientizar. Neste primeiro momento, não estamos vendo um número grande de crianças”, afirma a Secretária de Saúde, Vilmarize Bufon. Quem está nos grupos deve ir até a sua UBS munido de Carteira de Vacinação e Cartão SUS.

O Dia D da Campanha acontece no sábado 04 de maio. Neste dia todas as unidades da cidade vão estar funcionamento, além do ponto extra de vacinação junto ao Supermercado Cenci, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A vacina da gripe demora cerca de 2 semanas para fazer efeito.

Seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde, a partir do dia 22 de abril começam a vacina de idosos acima de 60 anos e a, do dia 29, professores (da rede pública e privada) e profissionais da área da saúde. Vale lembrar que o Ministério da Saúde ampliou a faixa de idade das crianças que podem receber a vacina, aumentando de 5 incompletos para 6 anos incompletos.

Devemos lembrar que junto com o frio aumenta circulação dos vírus. Todo ano as vacinas são feitas a partir dos vírus que estão aparecendo, e por isso de um ano para o outro pode variar a composição da vacina. Assim, a Secretaria de Saúde reforça que mesmo quem participou da Campanha em outros anos deve fazer novamente a vacina.