Secretaria de Educação realiza capacitação com professores do tempo integral

27/02/2019

Sempre em busca da qualidade da educação, desde o dia 25 de fevereiro os professores que atuam no tempo integral passam por capacitação, até 01 de março. Tudo isto em preparação para o início das atividades a partir de 07 de março. Neste ano serão atendidos 270 alunos no Centro de Tempo Integral de Chopinzinho, além dos núcleos e Escola de Excelência.

A centralização do tempo integral em um só espaço foi um processo iniciado pela Administração Municipal há um ano, com o Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silverio. “Visualizamos com a centralização um espaço totalmente adequado para cada oficina, temos professores contratados de acordo com sua formação em sua oficina. Também, as crianças tem toda a liberdade de trabalhar suas aptidões e afinidades”, explica a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Edina Accorsi, ressaltando que estamos descobrindo potencialidades e desenvolvendo talentos.

A partir de agora, todo o ensino integral da zona urbana do Município se concentra no Centro Maria Evanira e na Escola de Excelência. Além da retomada das 13 oficinas que já foram desenvolvidas no ano anterior, serão acrescentadas aos alunos as opções de oficinas de Língua Estrangeira (inglês e espanhol) e de Robótica Educacional.

Durante a capacitação com os professores, dois dias foram reservados para a formação para o programa “União faz a vida”, que funciona em parceria com o Sicredi. Este programa, que já existe no Brasil há 20 anos, abrange projetos, oficinas e atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano. “O União faz a Vida consiste em formar os jovens em cidadãos mais cooperativos e colaborativos, por meio de metodologia própria. Temos certeza que vem para agregar à educação do Município”, afirma Igor Moraes, assessor de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi. Além dos dias específicos de formação, estão previstos encontros ao longo do ano para assessoramento pedagógico, visando resultados nos alunos e comunidade.