Casa Familiar Rural reúne 100 pais e alunos para reunião

12/02/2019

Com mais de 100 pessoas presentes no Auditório do Sindicato Rural, a Casa Familiar Rural de Chopinzinho realizou reunião com pais, alunos, coordenação, direção e professores na tarde de hoje (12). A ocasião foi de recepção dos novos estudantes, orientação das famílias, apresentação do funcionamento da instituição e quais são as responsabilidades da família, escola, Estado e Município.

Neste ano, como resultado do bom trabalho realizado, as inscrições superaram as expectativas, com mais de 92 adolescentes procurando vagas para o 1º ano do Técnico em Agropecuária. Devido à capacidade física do local, em 2019 a Casa Familiar terá 60 alunos. “Fazemos a reunião para que todos possam começar um bom ano letivo, devidamente orientados e conhecendo o funcionamento da instituição”, explica o Técnico Agrícola, Renato Patel.

Hoje, a Administração Municipal é responsável pelas contratações e questões de estrutura física da instituição, que dão condições para atendimento por parte dos profissionais vinculados. “A Casa Familiar de Chopinzinho é referência na região pelo ensino que oferece, somando conhecimento, experiências e mostrando um horizonte para esses jovens permanecerem no campo. A questão da sucessão familiar nas propriedades rurais é uma preocupação, e visamos que os alunos tenham interesse e motivação para continuar com as atividades de suas propriedades”, afirma. Junto com o Ensino Médio e Técnico, e em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, serão ofertados em 2019 cursos de Pequeno Agricultor Jovem Aprendiz, Piscicultura e Mecanização.

Um dos alunos que retorna para o seu 2º ano na instituição é Adilson Ferrarini Dalmut, de 16 anos. “O que me motivou a me inscrever é a família, que já conhecia a Casa, e, também, porque depois que a gente termina o Ensino Médio também com o curso técnico. Estou conseguindo aplicar na minha propriedade os conhecimentos, em especial da mecanização”, diz. A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural, que recebem formação técnica, profissional e gerencial. As aulas funcionam em sistema de alternância, sendo uma semana em sala de aula e outra de aplicação do conhecimento em suas casas.