Você está em >

Notícias

Secretaria de Saúde promove encontro de paternidade para gestantes e seus parceiros

30/08/2018

            Um serzinho tão pequeno e delicado, que em muitos casos gera dúvidas das melhores maneiras de tratá-lo. Uma fase única na vida do bebê. Pensando em fortalecer vínculos, reiterar a importância da participação paterna e com questões práticas do cuidado com o bebê, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo Gestor do Marco Legal da 1ª Infância, realizaram ontem (29) um encontro de paternidade. Foram nove casais participando do momento, que aconteceu na parte da noite, na Unidade Básica de Saúde Central.

            A noite começou com uma explicação sobre o que é o Marco Legal da 1ª infância e a relevância dos primeiros 1000 dias na vida da criança, apresentando a responsabilidade pelo indivíduo não só pela família, mas por toda a sociedade. Depois, focaram na parte prática dos cuidados: banho, troca de fralda, cuidado com coto umbilical, amamentação e criação do vínculo. “Tivemos muita receptividade com o encontro. Os casais que vieram realmente participaram da atividade, estavam envolvidos em todo o processo, tiraram dúvidas e experimentaram. Foi muito gratificante”, afirma a enfermeira Daniela Gaio, coordenadora da atenção básica de saúde. Puderam participar todas as gestantes e parceiros, independente de fazer o pré-natal pelo SUS ou particular.

            Este já o segundo encontro, sendo que o 1º foi realizado no ano anterior. Uma das participantes do Grupo Gestor do Marco Legal, a empresária Regina Comelli, reitera que uma criança bem cuidada vai se tornar um cidadão de bem e adequadamente desenvolvida. “Trouxemos na nossa fala o quanto o pai é importante, já na gravidez e nos primeiros dias, para o desenvolvimento de seu filho”, explica.

            Você se interessou? A Secretaria de Saúde realiza regularmente diversas ações, para todos os públicos e idades. Procure a sua unidade de saúde de referência e saiba mais. E, ainda, é importante destacar que a população também pode indicar ações que acreditam que sejam necessárias que a Secretaria desenvolva. Participe!



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho