Você está em >

Notícias

Vigilância em Saúde começa normalização em agroindústrias do Município

03/08/2018

O Departamento de Vigilância em Saúde iniciou os trabalhos de implantação da Resolução SESA 004/2017. Esta Resolução visa normalizar as boas práticas dos alimentos processados pelo Empreendimento Familiar Rural e seu licenciamento sanitário. Hoje o Paraná conta com 371 mil propriedades agrícolas, sendo 80% de agricultura familiar.

A Vigilância Sanitária de Chopinzinho vai realizar visitas técnicas e inspeções sanitárias em todas as agroindústrias do município. Será feita avaliação, normatização e orientação sobre boas práticas de manipulação, armazenamento, controle de vetores, produto acabado, rotulagem e rastreabilidade de produtos. A ação visa a valorização do processo de fabricação artesanal no Município e permitirá que os produtores possam revender seus produtos de forma segura, ofertando ao consumidor um produto artesanal com qualidade.

“Um dos principais enfoques da resolução é a avaliação daquilo que realmente pode prejudicar o alimento em todo o processo produtivo, desde o início da seleção da matéria prima até o final da cadeia de produção, onde vai embalar, transportar e levar para o consumidor” conta a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo. Ela explica que é importante durante esse processo a avaliação das boas práticas de fabricação em cada uma das etapas e seu risco sanitário, ou seja, a presença de um ou outro perigo que possa interferir na qualidade do produto final.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho