Formatura do PROERD reúne pais e alunos no Centro Comunitário

15/06/2018

Ontem (14) a noite foi de formatura para cerca de 250 crianças dos quintos anos. Junto com seus pais, o Centro Comunitário São Francisco de Assis, eles participaram do encerramento e formatura do curso do PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas. O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Polícia Militar.

Há 13 anos o PROERD é aplicado nas escolas do Município e vem transformando a realidade das crianças, prevenindo e orientando. Todos os alunos participantes recebem material didático, apostila e camiseta. São envolvidas no trabalho 9 escolas municipais e 1 particular. “O PROERD leva uma informação muito importante para as crianças, que é o perigo das drogas e da violência. Precisamos criar consciência nos alunos, neste que já é um problema iminente, e contamos com o apoio deles para disseminar esta ideia”, diz o Prefeito Álvaro Scolaro.

A solenidade de formatura é o momento de valorização da trajetória do aluno, com a presença de diversas autoridades locais e profissionais que atuam nas escolas, e, ainda, conta com apresentações dos próprios alunos, como dança e redações premiadas, de suas autorias.

O Programa tem duração de 3 meses, com 10 encontros no total. O tema é trabalhado com cada turma com atividades que prendem a atenção e diversificadas. “O nosso símbolo é o leão, que passa a eles a mensagem de serem fortes e resistentes. Prevenção é aos poucos que se faz, sendo que o resultado vai aparecer lá na adolescência e juventude”, explica a instrutora do programa em Chopinzinho, a Cabo Clariceia Mafioletti.