Pacto pela Alfabetização na idade certa conclui mais uma etapa com sucesso

16/05/2018

Ontem (15), no Anfiteatro David Rogos Schmitz, aconteceu o encerramento de mais uma etapa do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para a ocasião, além da abertura com o Coral Municipal infantil, foi organizado um seminário, onde os professores cursistas expuseram o que aprenderam durante a formação. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas.

“O seminário é um momento onde os professores compartilham com a comunidade as suas experiências pedagógicas, mostrando uma parte dos trabalhos realizados em sala de aula durante a formação”, explica a coordenadora local do PNAIC, a pedagoga Luciani Ferri. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O município de Chopinzinho vem realizando esta formação com seus professores desde seu início em 2013. Segundo a secretária de Educação, Roseli Lorenzi, “desde o início do PNAIC, 90% dos professores alfabetizadores – 1º ao 3º ano – e da Educação Infantil realizaram a formação, a qual vem contribuindo para a melhoria da qualidade da educação do município”. Ela salienta que, em Chopinzinho, os índices das avaliações externas realizadas pelo MEC estão acima da média nacional, contando com a contribuição do PNAIC.

A formação continuada como política nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e se pautar no respeito, valorização dos diferentes saberes e na experiência docente. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, está comprometida em proporcionar um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos professores, priorizando a melhoria contínua da qualidade da educação municipal.