Campanha de Doação de Sangue coleta 100 bolsas em um dia

10/03/2017

Na última terça-feira, 07 de março, com a Campanha de Doação de Sangue, 100 bolsas foram coletadas. O objetivo foi abastecer o estoque de sangue da 7ª Regional de Saúde, para atender às situações de emergência de nossa região. Todas as bolsas são levadas para o HEMEPAR - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná.

Em Chopinzinho, são realizadas 3 campanhas de doação por ano. “A Campanha superou as expectativas, com procura muito grande da população interessada em vir contribuir. Os Chopinzinhenses mostraram o quanto dão importância a este ato tão nobre como o de doar sangue e ajudar a salvar vidas”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia, agradecendo a todos que participaram da ação.

Foram 140 pessoas encaminhadas para a triagem com enfermeira, e 100 bolsas coletadas. Ainda, pela limitação de atendimento, armazenamento, material e equipe do próprio HEMEPAR, outras 50 pessoas tiveram que ser dispensadas. Ou seja, quase 200 chopinzinhenses procuraram o CRE – Centro Regional de Especialidades. Os dados demonstram uma grande procura da população, superando a meta pretendida.

A coleta é realizada pela própria equipe do HEMEPAR e do CRE (onde acontecem as doações). A Secretaria de Saúde dedica 04 funcionários para a Campanha, que se responsabilizam pela divulgação, parcerias, e com a equipe de recepção dos doadores para preenchimento de fichas.

“É uma doação voluntária e é de grande importância: está salvando uma vida. Incentivamos que quem pode, ajude participando das campanhas”, reforça a assistente social Aline Maffioletti, coordenadora da Campanha de Doação de Sangue no Município. Nesta edição, estiveram como parceiros da Secretaria a empresa Doce D`ocê e Rotary`s.

A próxima campanha acontece no dia 11 de julho. Quem quiser doar sangue fora das campanhas, deve se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, para verificar a possibilidade de ir diretamente ao HEMEPAR, através da Secretaria. Quem tem a disponibilidade ajuda a sempre repor o banco de sangue.