ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALIMENTAR O PRESENTE É NUTRIR O FUTURO.

09/04/2024

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado neste 31 de março, é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, tais como a redução de sal, gordura e açúcar nos alimentos, inclusive nos ambientes escolares.
A alimentação escolar é um direito de todos os alunos matriculados na educação básica pública e dever do Estado. Os alimentos servidos no ambiente escolar, contribuem para satisfazer as necessidades nutricionais para o crescimento e o desenvolvimento da criança, com o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis permanentes.
     A alimentação escolar ofertada na escola valoriza a cultura alimentar local, as tradições e a diversidade agrícola, além de estar em conformidade com a faixa etária das crianças e considerar o estado de saúde e os casos onde a criança necessita de atenção alimentar específica.
Nosso município é muito criterioso no que tange ao cumprimento das exigências do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), aplicando integralmente o valor dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar.
     A compra de alimentos ultrapassa a recomendação de no mínimo 50 (cinquenta) o número de diferentes tipos de alimentos in natura e minimamente processados adquiridos anualmente pelo município, excluindo dos cardápios escolares a oferta de alimentos processados e ultraprocessados com quantidade excessiva de sódio, açúcar e gorduras.
     A organização dos cardápios tem considerado o cenário epidemiológico de sobrepeso e obesidade infantil. Os cardápios são elaborados pela nutricionista Silmara Pelizzer, para as 10 unidades escolares e 5 CMEIS. O preparo da alimentação escolar é realizado por merendeiras capacitadas semestralmente, que desempenham o importante papel de executar o cardápio empregando as boas práticas de higiene e manipulação, técnicas de aproveitamento integral dos alimentos de forma a evitar o desperdício. As merendeiras estimulam as crianças a experimentar novas preparações, utilizando técnicas diferenciadas de preparo de alimentos que contribuem para a aceitação das preparações oferecidas aos nossos alunos. Alimentar o presente é nutrir o futuro!