Administração Municipal apoia AMR para firmar convênio com Estado

20/01/2019

Fortalecer as instituições e ampliar o mercado de negócios, principalmente incentivando a agricultura familiar. Nos últimos meses, a Administração Municipal de Chopinzinho, com apoio da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) tem auxiliado a AMR (Associação de Mulheres Rurais) na organização de documentação e preparação para firmar parceria com o Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Educação para o fornecimento, neste ano letivo de 2019, de merenda escolar as instituições de ensino estadual.

Atualmente, a AMR possui pareceria com o município, fornecendo alimentos da merenda escolar da rede municipal. Para a presidente da AMR, Evanir Acorsi, “no começo eram 23 fornecedores, o caminho foi longo, se esforçamos, mas hoje está tudo bem. Atualmente são 63 produtores vendendo para o município”.

As entidades interessadas têm até esta segunda-feira (21) para efetuar a inscrição do edital de chamamento público para fornecimento de alimentos. Na busca de acelerar o cadastro, a prefeitura disponibilizou um engenheiro agrônomo para acompanhar de perto a organização da entidade e esclarecer dúvida dos produtores. “A documentação está pronta. Foi realizado o cadastro de cada produtor, agora só falta ir para analise. Essa é uma conquista grande, estamos felizes com essa nova etapa”, ressalta Evanir.

Este ano, a Associação de Mulheres Rurais credenciou 66 produtores. Segundo o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “estamos muito confiantes que a AMR seja credenciada e que os produtores que fazem parte dessa entidade possam fornecer para merenda escolar do estado. É mais recurso que entra para os agricultores do nosso município, e sabemos que esse dinheiro fomenta a nossa economia”.

Depois de encerrado o prazo de inscrição, o estado analisa a documentação das entidades, caso estejam em dia, estão habilitadas a fornecer os alimentos. Cada entidade pode fornecer somente para as escolas estaduais localizadas no município onde tem a sede. Em Chopinzinho, são cinco escolas pertencentes ao Governo do Paraná. “Caso os municípios vizinhos não tenham entidades cadastradas que consigam atender a demanda do estado, o excedente de produção da AMR poderá ser comercializado em outros municípios”, afirma Scolaro.

Caminhando por outra vertente, em agosto do ano passado, a Administração Municipal firmou parceria com a AMR para o fornecimento de uma cozinha industrial completa, investimento de R$ 132 mil, beneficiando cerca de 180 mulheres. A cozinha será composta por mais de 20 itens, como: forno industrial, forno elétrico, micro-ondas, fogão industrial, sovadeira, liquidificador industrial, batedeira industrial e planetária, processador, refrigerador, freezer e muito mais.