Horta faz parte das oficinas terapêuticas ofertadas pelo CAPS

26/04/2018

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Chopinzinho oferece uma gama de oficinas terapêuticas a seus pacientes, como feira, marcenaria, artesanato, e há dois meses, a horta. A Horta do CAPS é desenvolvida junto ao Viveiro Municipal, e tem como principal objetivo a socialização e interação com a natureza.

A oficina acontece duas vezes na semana, as terças e quintas-feiras, e é conduzida por uma Terapeuta Ocupacional e uma Assistente Social. Hoje são 12 pacientes que frequentam a atividade, que vem chamando a atenção de mais interessados. Eles já plantaram salsinha, cebolinha, alface e maracujá doce. E mais, as mudas que eles plantam são usufruídas por eles mesmos, que, no tempo certo, podem levar para casa. Quem orienta a parte técnica da horta é o responsável pelo Viveiro Municipal.

A Horta colabora para a mudança de ambiente, no aspecto cognitivo (ao manusearem coisas menores), socialização e para que os pacientes percebam que tem capacidade para realizar a atividade. “Estão aparecendo os resultados. Vemos que eles já sabem fazer as mudas e mexer, vemos também a alegria. Em geral, é possível notar evolução social e cultural”, conta a Assistente Social Aline Maffioletti. Ela conta que alguns pacientes que no início não queriam participar estão demonstrando interesse.