Secretaria de Agricultura inicia trabalhos em Microbacias

24/04/2018

Na última semana a Secretaria de Agricultura deu início aos trabalhos do “Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias”, em Santa Inês. A expectativa é de em 90 dias realizar 700 horas/máquina e fazer a entrega dos insumos – calcário, fósforo e cama de aviário. Mais de 80 produtores serão beneficiados, visando a recuperação e conservação do solo.

Os trabalhos começaram pela construção e reconstrução de terraceamentos nas propriedades. “Estamos fazendo o terraceamento e a integração entre a estrada e a lavoura, ou seja, com a água da estrada direcionada e infiltrando na área de plantio. Deste modo, não causamos danos na lateral da estrada, aumentando sua vida útil, diminuindo manutenção e possibilitando melhor trânsito para o produtor”, explica o responsável pela Secretaria de Agricultura, Idevaldo Peretti.

Ao mesmo tempo do terraceamento, foi iniciada a distribuição do calcário. É importante lembrar que cada um dos beneficiados recebeu suas provisões de acordo com a necessidade de cada localidade, que foram levantadas em visita prévia às propriedades. Os recursos empregados no Programa são do Governo do Estado, sem custo ao produtor. Para abranger mais comunidades em etapas futuras, a Administração Municipal já vem buscando mais recursos junto ao poder Estadual.

O objetivo com o projeto é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. Peretti ressalta que é necessário despertar a consciência do produtor que a solução do problema não é só com a obra física do terraceamento, mas com manejo integrado e práticas de conservação e cobertura do solo. Deste modo, se permite que a água da chuva tenha capacidade de infiltração, garantindo a vida útil do solo, melhor desenvolvimento das culturas e consequente diminuição da erosão.