Programa Mais Leite completa 6 meses com resultados expressivos

14/03/2018

O Programa da Administração Municipal “Mais Leite” está em funcionamento há 6 meses. Neste período, estão sendo atendidos 138 produtores de gado leiteiro e a Secretaria de Agricultura já tem outros 50 em fila de espera. Até agora, a metodologia empregada está conseguindo atingir o objetivo de aumento de produção, com resultados superiores aos estabelecidos como meta.

A maior parte dos produtores vem adotando as indicações estabelecidas e recebendo visitas mensais dos cerca de 6 profissionais da Secretaria e  EMATER envolvidos com o programa. No período, já são mais de 600 visitas realizadas. “Os números preliminares que nós temos são muito satisfatórios. Entre os participantes, temos produtores com mais de 50% de incremento da produção. Estes são dados muito expressivos e que nos deixam animados”, conta o responsável pela Secretaria de Agricultura, Idevaldo Peretti.

No total, neste primeiro ano a Administração Municipal está investindo em recursos próprios R$ 350 mil, em insumos e corretivos de solo. “O principal objetivo do programa foi mostrar como o investimento em pastagem se traduz em aumento de produtividade. Estamos satisfeitos com este resultado positivo, e a expectativa é de até metade do ano lançar novo Edital e atender mais produtores”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Quando o produtor atinge a meta definida pela Secretaria, não precisa devolver o dinheiro que foi investido pela Prefeitura.

O produtor Rudinei Antonio Leite trabalha há 15 anos com gado leiteiro e hoje tem 22 vacas. Na sua propriedade, toda a família é envolvida com a atividade. O caso do Rudinei foi um dos muitos casos de sucesso, sendo que sua produção passou dos quase 5 mil litros para mais de 8 mil litros por mês. “Nós imaginávamos que ia aumentar, mas não que seria um retorno tão grande, com aumento significativo. Além disso, o Programa veio em boa hora, devido ao preço baixo do leite”, explica. A intenção do produtor é de mesmo após encerrar sua participação no programa continuar investindo nas pastagens.

Roberto Fisher, também participante do “Mais Leite”, revela estar contente com seus resultados. “Houve melhora na pastagem, conseguimos corrigir melhor o solo, aumentar a produtividade e ter maior número de vacas em um espaço menor, utilizando melhor a terra”, diz. Já o produtor Luiz Carlos Santin, afirma que a atividade leiteira bem conduzida viabiliza a pequena propriedade, com renda e qualidade de vida no meio rural.