Entidades recebem material adquirido com recursos do FIA

16/02/2018

Na manhã de hoje (16), 6 entidades receberam material adquirido com recursos do Fundo da Infância e Adolescência de Chopinzinho - FIA. Totalizando mais de R$ 142 mil, foram adquiridos 256 livros, 700 agendas e mais 353 brinquedos educativos. A entrega foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na Secretaria de Assistência Social.

“É um momento de satisfação e alegria, de podermos destinar recursos de doação da sociedade civil e de empresas. Aqui vemos o resultado, acreditando no bom uso deste material disponibilizado, em benefício das entidades e alcançando crianças e adolescentes”, conta o Presidente do CMDCA, Renato Patel. Ainda em 2017, o CMDCA abriu período de inscrições, onde qualquer escola, entidade ou instituição pode participar com projetos voltados às crianças e adolescentes.

Foram contempladas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, a APM (Associação de Pais e Mestres) da Escola Estadual José Armin Matte, APM da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira, APM da Escola Rural Mário Bettega, APM do CMEI Recanto Feliz e APM do CMEI Primeiros Passos. Também, em outros momentos do ano anterior, foram beneficiados o Coral Municipal, APM da Casa Familiar Rural e APM da Escola Tasso Azevedo da Silveira. Outras entidades que queiram inscrever seus projetos devem ficar atentas à abertura de Edital.

“O FIA recebe recursos financeiros de incentivos fiscais, de pessoas físicas ou empresas, que invés de destinarem parte de seus impostos para o Governo Federal, repassam ao fundo municipal. Quem doa tem a garantia que estes recursos serão destinados especificamente para projetos que contemplem crianças e adolescentes”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Estes recursos foram arrecadados em Campanha realizada pelo CMDCA para que, pessoas físicas e empresas, na hora de sua Declaração de Imposto de Renda, destinassem uma parte dos tributos devidos ao FIA. Podem doar as empresas que são tributadas pelo lucro real (até 1%) e pessoa física que declare no modelo completo (até 6%).

Uma das entidades contempladas e presentes na entrega, a APAE, explica que já buscava com o FIA estadual recursos para seus 114 alunos. Neste momento, o projeto apresentado visou material lúdico para alfabetização. “Isto representa uma conquista. Nós estamos sempre com as mesmas crianças na escola, e precisamos variar as metodologias de ensino”, diz Ana Maria Bosa, Diretora da Escola.