SANEPAR realiza obras na rede de esgoto na Avenida XV de Novembro

02/02/2018

Quem andar pelo centro da cidade de Chopinzinho pelos próximos meses vai perceber que estão sendo feitas obras na rede de esgoto do Município, conduzidas pela SANEPAR. Também, que as calçadas estão sendo adequadas e refeitas, com utilização de paver, visando a melhoria da mobilidade urbana. No total, serão realizados 2.000 metros de rede de esgoto e 3.000 m² de calçadas.

A SANEPAR está fazendo a substituição das manilhas de esgoto – que eram antigas e de barro -, por tubos de pvc, que são de um material moderno, de maior durabilidade e que evitam diversos problemas na rede . Em Chopinzinho, contamos com 73% de atendimento da rede de esgoto, com a obra em andamento, chegaremos a 80%. “Hoje estamos entre os Municípios que mais tem atendimento de rede de esgoto no Paraná e a meta da Administração Municipal é chegar ao final de 2020 com 95% de atendimento. Já estão planejadas grandes obras no Bairro Cristo Rei e Menino Deus”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. As obras na região central estão previstas para seguirem até março.

Na parte da Avenida XV de Novembro, a Administração Municipal vai aproveitar as obras de esgoto para fazer a adequação das calçadas. Nesta parceria, a SANEPAR entra com a mão-de-obra e a Prefeitura com o material utilizado. Onde já existe o paver, será feito adequação às normas de acessibilidade, com elemento tátil. Onde as calçadas eram feitas de outros materiais, será substituído por paver. As obras contemplam o lado direito da Avenida, seguindo da esquina com a Rua Antônio Vicente Duarte até a Presidente Dutra. E o lado esquerdo, da esquina com a Rua 7 de setembro até a Washington Luiz.

No período, as mudanças vão gerar transtorno para os moradores e pedestres. No entanto, o resultado final vai beneficiar a todos, garantindo acessibilidade. “Já temos alguns projetos que vão alterar a mobilidade urbana da avenida, como reestruturação total, estacionamento, possibilidade de implantação de ciclo faixa, dentre outros. A intenção é de já adequarmos as calçadas, assim como os bueiros, aproveitando as obras que estão sendo feitas”, afirma o Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins.