Secretaria de Assistência Social promove capacitação sobre violência contra a mulher

01/02/2018

O dia de hoje (01) foi de capacitação para os profissionais que integram a rede de proteção e atendimento em Chopinzinho. No Anfiteatro David Rogos Schimtz se reuniram cerca de 100 pessoas, contando com a participação de profissionais da educação, da saúde, assistência social, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher e representantes de entidades. A ocasião foi para estudos e capacitação na área de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes. O evento foi uma promoção da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho da Mulher.

No total, foram oito horas de curso, que contaram com a fala da Assistente Social e Mestre em Políticas Públicas, Jacinta Imig e do Promotor de Justiça Lucas Abaid. Jacinta abordou o tema em dois módulos, versando sobre conceitos, processo histórico da mulher, violação de direitos, Leis, rede de enfretamento, abordagens, protocolo de atendimento, dentre outros.

“Escolhemos este tema por intermédio do Conselho da Mulher - através das reuniões mensais que realizam - para trabalhar a violência, visando trazer mais conhecimento primeiramente aos profissionais que atuam diretamente”, conta a Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi. Depois deste preparo dos profissionais, a intenção é abrir momentos de esclarecimento para toda a comunidade.

Já o Promotor Lucas Abaid trouxe para a capacitação aspectos relacionados à Lei Maria da Penha, o que pode ser feito e como se enquadra violência doméstica. “A mulher historicamente se encontra em um lugar de vulnerabilidade de seus direitos. Então, hoje temos que ter uma atuação incisiva no sentido de combater a violência praticada, para prevenir e orientar as mulheres a cerca dos direitos que ela tem”, explica.