Departamento de Vigilância em Saúde inicia os trabalhos contra a dengue em 2018

19/01/2018

O verão, além de ser uma estação do ano que se caracteriza pelo sol e calor, também pode se configurar como uma época propícia para o surgimento de insetos. Além disso, a umidade, juntamente com as chuvas tropicais, proporciona um ambiente muito favorável para a manifestação de focos do mosquito da dengue. Tendo isso em vista, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, lançou a operação “Verão Sem Dengue”.

Os trabalhos iniciaram-se nesta sexta (19), e consiste em uma ação realizada semanalmente, envolvendo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que desempenharão uma atividade de orientação à população sobre os cuidados necessários para evitar a manifestação do mosquito da dengue.

A ação ocorrerá tanto de forma interna, ou seja, dentro da Secretaria Municipal de Saúde, quanto de forma externa, através da formação de equipes compostas por agentes de saúde e agentes de endemias, realizando visitas em locais estratégicos do município. O diferencial deste programa está no deslocamento dos agentes de saúde que trabalham em uma área, para atuarem em outra, proporcionando assim um atendimento diferenciado e com maior impessoalidade na abordagem aos cidadãos da nova área.

Vale ressaltar que no início de 2017 o índice de manifestação do Município de Chopinzinho era de 5,5 no monitoramento do Programa Municipal de Controle à Dengue, o que pode ser considerado muito alto. Através das políticas e ações feitas ao longo do ano, foi realizado um novo levantamento neste mês de janeiro de 2018, onde foi constatado um índice de 1,1, segundo dados da Sétima Regional de Saúde. “Foi uma diminuição muito expressiva do índice de manifestação, mas a gente tem uma preocupação muito grande de que essa redução faça com que a população entenda que o cuidado não precisa mais ser tão grande”, explica a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Mara da Silva.

Ainda, mesmo o Município reduzindo o índice de 5,5 para 1,1 no Programa Municipal de Controle à Dengue, o número ainda aponta Chopinzinho como um município infestado. Desta forma, o Departamento de Vigilância em Saúde recomenda que a população siga as orientações repassadas pelas equipes que estarão realizando as visitas nos bairros e estejam sempre ativos na luta contra a dengue, buscando diminuir o índice de infestação e, assim, desfrutando de uma melhor qualidade de vida e bem-estar.