Unidade móvel itinerante voltada à mulher faz atendimentos em Chopinzinho

06/12/2017

Nos dias 04 e 05 de dezembro Chopinzinho recebeu uma unidade móvel itinerante de atendimento à mulher em situação de violência, o Ônibus Lilás. A ação foi voltada para atendimento e informação para todas as mulheres que desejassem, e foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com a rede de atendimento municipal.

O ônibus esteve no Centro do Município, na Avenida XV de Novembro, das 8h às 17h. O atendimento foi feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social. “Esta iniciativa veio, porque nas reuniões do Conselho percebemos que precisávamos de algo para que as mulheres pudessem falar, e com o ônibus, todos os atendimentos e assistência estão em um único lugar”, explica a Presidente do Conselho da Mulher, Pollyana Ratko. A vice-presidente e representante da OAB do Conselho, Mariane Bonissoni, ressalta ainda que o foco são as mulheres vítimas de violência doméstica e o objetivo foi atrair mulheres, em especial as que estivessem em necessidade.

Segundo relatório da ONU – Organização das Nações Unidas, a cada 10 mulheres 07 já foram ou serão violentadas em algum momento da vida, sendo que podem ser desde agressões verbais até a morte. O ônibus lilás percorre diversas cidades do Estado do Paraná, conforme solicitação. O Juiz da Comarca, João Ângelo Bueno, reforça que o ônibus é importante para coibir a violência, representando mais um item na busca de aproximar o atendimento às mulheres e fazê-las seguras para denunciar.

Sendo este um tema importante, tanto a Secretaria de Assistência Social, Conselho da Mulher, poder judiciário e toda rede de atendimento realizam regularmente ações para esclarecimento de dúvidas, conscientização e prevenção. Se você precisar, procure um destes órgãos, que sempre estão abertos para dar assistência a pessoas passando por violência.