Programa PROERD faz formatura de 308 crianças do Município

28/11/2017

Todos os anos os alunos que estão no 5º ano do Ensino Fundamental já sabem: este ano tem PROERD. O Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência - PROERD já atua no Município há 12 anos, e, em 2017 foram formadas 308 crianças, da rede municipal e particular de ensino. O Programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Polícia Militar.

Quem aplicou o conteúdo em Chopinzinho foi a Cabo Clariceia Cevero, ao longo do 2º semestre deste ano, com encontros semanais. Para isso, ela foi em cada uma das escolas, utilizando apostilas. O PROERD integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A intenção é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

A solenidade de formatura é o momento de valorização da trajetória do aluno, com a presença de diversas autoridades locais e profissionais que atuam nas escolas, e, ainda, conta com apresentações dos próprios alunos, como dança e redações premiadas, de suas autorias.

“O Programa aborda principalmente a conscientização e prevenção de uso de drogas e violência. O PROERD é de muita importância, e além da discussão destes temas, proporciona envolvimento dos nossos alunos com a Polícia Militar, que no dia-a-dia das crianças parece distante”, explica a Secretária de Educação, Édina Accorsi. A expectativa é de continuidade do programa para os próximos anos.