Fundação Municipal de Atenção em Saúde será criada

22/11/2013

A Administração Municipal de Chopinzinho encaminhou para votação do Poder Legislativo, o Projeto Lei n° 154/2013 que institui a Fundação Municipal de Atenção em Saúde de Chopinzinho – FMAS. De acordo com o Prefeito Municipal, este é o primeiro passo para a execução de projetos muito importantes e muito desejados pela população chopinzinhense no setor de saúde. “Temos compromisso com nossa população com relação à concretização de alguns projetos e esta fundação, somada a parceria com o Hospital Policlínica Chopinzinho, nos permitirá ter acesso a recursos Estaduais e Federais que, em cumprimento da Lei são destinados a hospitais e fundações públicas especificamente”, explicou.

Com relação aos principais objetivos a serem alcançados após a criação da Fundação de Atenção em Saúde, o Prefeito mencionou como prioridade a reativação dos leitos de UTI. “Temos trabalhado desde o inicio do ano com o objetivo de viabilizar este projeto e depois de estudar as possibilidades viáveis, chegamos a conclusão que a criação da fundação será primordial para a retomada destes serviços em nosso município”, disse. Entre outras coisas, a Administração pretende alcançar a viabilização do projeto de implantação de leitos de psiquiatria, com o objetivo, inclusive, de transformar Chopinzinho em referência neste tipo de atendimento e implantar o projeto de cuidados prolongados, propiciando o atendimento adequado para as pessoas que precisam permanecem internadas por um longo período.

A Fundação Municipal de Atenção em Saúde terá por finalidade desenvolver e executar ações e serviços de saúde ambulatorial, hospitalar, desenvolvimento, pesquisa e tecnologia em produção de imunobiológicos, medicamentos e insumos, educação permanente no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde do Município. “Esta Fundação vai integrar a Administração pública indireta do Município de Chopinzinho e ficará vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelo desenvolvimento e supervisão das atividades”, consta no projeto.

O Projeto Lei n° 154/2013 foi aprovado em 1ª votação pela Câmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho, durante Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 19.