UBS do Bairro Nossa Senhora Aparecida conclui oficina de artesanato

25/10/2017

Desde abril, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida, foi desenvolvido o Projeto “Transformando Lixo em Luxo”, que é uma oficina de artesanato. Com a aceitação das participantes, a iniciativa que tinha previsão de duração de um mês, se estendeu até outubro. O encerramento aconteceu ontem (25), quando as 15 alunas que finalizaram o curso receberam seus certificados.

O “Transformando Lixo em Luxo” tinha duas metas principais: diminuir a ociosidade das mulheres que por alguma razão ficam em casa no período da tarde e diminuir o acúmulo de lixo pelo bairro. “Conseguimos atingir nossos objetivos. As mulheres guardavam o material e o recolhiam, para trazer ao curso. E também tivemos relatos de pacientes que não conseguiam dormir, com quadro depressivo e de ansiedade e que tiveram suas condições melhoradas”, explica a enfermeira Francielle Guzzo. A enfermeira Daniele Fontana ressalta que o projeto oportunizou melhora da qualidade de vida das participantes.

A oficina ensinou diferentes técnicas de artesanato, utilizando como matéria-prima lixo reciclável, possibilitando a produção de peças variadas. As aulas aconteceram uma vez por semana, por duas horas, no Ginásio de Esportes do Bairro. Quem esteve à frente da turma foi a artesã voluntária Sônia Maria Vieira. Para o próximo ano, a expectativa é expandir o projeto à outros bairros do Município.

“O projeto vem ajudar na reciclagem e destinação do lixo e na prevenção da dengue. Transformaram o lixo em artesanato de qualidade, fomentando a amizade entre os participantes e prevenção de saúde mental. Agradecemos a equipe do bairro, o voluntariado e todas as participantes”, diz o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. Também, o trabalho desenvolvido foi publicado no COSEMS-PR (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), como destaque do Sudoeste.