Professores participam do Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

20/11/2013

No início de 2013 a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação de Chopinzinho, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Trata-se de um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental (Ciclo de Alfabetização).

As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas  disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores, por meio de curso presencial de 2 anos, com carga horária de 120 horas por ano. As ações apoiam-se também na construção de materiais didáticos e pedagógicos, avaliações, atividades aplicadas às suas turmas durante o curso, controle social e mobilização.

Em Chopinzinho, as atividades do Pacto culminaram  em um Seminário, cuja dinâmica consistiu na apresentação, por parte dos educadores/cursistas, das práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas nas escolas, durante este ano, tais como, sequências didáticas, projetos e atividades. O Seminário  aconteceu no dia 04 de novembro e teve a presença de diretores, funcionários, educadores e educandos da rede municipal de ensino, acadêmicos de Pedagogia da Unicentro e turma de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Armim Matte.

As atividades versaram sobre o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos que ocorrem durante todo o processo de escolarização, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação  através de conhecimentos oriundos das diferentes áreas.