Grupo de Dor Crônica atende pacientes com fibromialgia

28/09/2017

Nem só de medicação devem ser tratadas as doenças. É pensando nisso, que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Clínica Municipal de Fisioterapia, ligada diretamente ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), vem desenvolvendo o Grupo da Dor Crônica. O grupo é realizado com mulheres que tenham diagnóstico clínico de Fibromialgia. A doença causa fortes dores pelo corpo e geralmente está relacionada a depressão. É um trabalho realizado em conjunto com o ortopedista da Unidade Básica de Saúde, que encaminha as pacientes para a Clínica.

No momento, participam 12 mulheres. Elas recebem atendimentos, uma vez por semana, nas sextas- feiras, para realizar atividades como: alongamentos, exercícios posturais, fortalecimento muscular e corrida. “Desde fevereiro as pacientes obtiveram, uma melhora considerável em relação a flexibilidade, na redução da dor, disposição e por fim, uma redução nas consultas médicas. Assim,  acreditamos que o trabalho em equipe, só tem a beneficiar os nossos pacientes”, explica  Tarcila Andrade, Fisioterapeuta responsável pelo grupo.

Dona Rosa da Silva, participa do Grupo da Dor Crônica, sofre de fibromialgia há mais de 2 anos e esta participando do grupo há 5 meses. Ela conta que antes de participar, utilizava medicamentos diariamente para a dor, e que com a prática da atividade, hoje não precisa mais. “Para mim, o grupo é ótimo, eu tinha bastante problemas e agora posso dizer  que estou muito bem, consigo fazer todas as minhas atividades de casa e do meu trabalho, normalmente sem dor”, conta Dona Rosa.

O Grupo da Dor Crônica ainda conta com a participação de uma psicóloga, uma vez por mês. Ela trabalha com o tema Motivação, para que essas mulheres não desistam de se cuidarem e praticar atividade física.