Departamento de Serviços Urbanos faz obras de rede pluvial e bueiros

05/09/2017

Desde meados de agosto, a Secretaria de Viação e Serviços Urbanos vem fazendo o trabalho de rede pluvial e bueiros no Bairro Menino Deus. Já foram cerca de 300 tubos utilizados na obra de captação da água da chuva, tendo cinco funcionários trabalhando exclusivamente no projeto. O serviço é realizado 100% com recursos próprios do Município.

Todas as ruas que receberão recapeamento asfáltico pelo Programa “Minha Rua Asfaltada”, antes vão passar por estas obras. Lançado pela Administração Municipal este ano, o objetivo do programa é asfaltar 100% das ruas da cidade, e assim, surgiu esta necessidade prévia ao recapeamento. “Com isso, o Departamento de Serviços Urbanos vem fazendo o trabalho de rede pluvial e bueiros nas ruas de calçamento que receberão asfalto, para que haja o correto destino da água das chuvas”, explica o Vice-prefeito Vanderlei Verdi, que atua junto ao Departamento de Urbanismo. As obras seguem as projeções de execução de asfaltos.

Estão sendo feitas marcações – para determinar os pontos de escoamento de água -, abertura de valas, colocação de tubos, fechamento e colocação de bocas de lobo. Com isto, se evita que depois do asfaltamento a água entre nas casas, estrague o asfalto e para que tenha destinação correta da rede. Algumas localidades representam um desafio para a Secretaria, porque não possuem nenhuma boca de lobo ou rede de captação.

“São vários lugares que receberão asfalto, e o nosso trabalho é, à medida que forem sendo sinalizadas as ruas que serão atendidas, realizar o serviço de tubulação de água pluvial e bueiros”, afirma Amarildo Dalle Tese, Diretor do Departamento de Serviços Urbanos. Fazendo este trabalho agora, se evita recortes no asfalto para posterior colocação de tubulação. As obras seguem até o final do mês de outubro.