Secretaria de Agricultura realiza programa de tanques de piscicultura

15/08/2017

O Programa de Desenvolvimento Rural de Chopinzinho, lançado em maio pela Administração Municipal, também beneficia a piscicultura. Para os interessados quem atuam ou desejam atuar neste setor, é possível utilizar até 10 horas/máquina para fazer seu açude. Desde a regulamentação do Programa, a Secretaria de Agricultura já fez 16 açudes.

Os custos são subsidiados pela Prefeitura em 60%, ficando a cargo do produtor o restante. O dinheiro oriundo destas horas/máquina será utilizado para manutenção dos equipamentos e combustível, ou seja, vai para um fundo para ser investido no próprio programa. As inscrições estão abertas, e é necessário ter bloco de produtor rural ativo, licença ambiental (que pode ser encaminhada no Departamento de Meio Ambiente, junto à Secretaria de Agricultura, para os que ainda não possuem) e documentos pessoais.

Depois da inscrição, é programada uma visita à propriedade para fazer o planejamento da execução do trabalho, onde também são discutidos o local do tanque e a oferta de água. “Muitas vezes na propriedade, você tem um espaço inaproveitável e a água. É uma forma de fazer uma retenção de água, além do peixe ser uma fonte de alimento para a família”, explica o Secretário de Agricultura, Everton Salomão.

A lista de espera conta com 40 produtores. A Secretaria de Agricultura programa os trabalhos de acordo com a lista de procura e região. Os próximos açudes serão feitos na região da Água Amarela, São Luis e Linha Iguaçu. “Acreditamos que até o final do ano, se seguirmos neste ritmo de trabalho, a expectativa é de fazer ao menos 50 tanques, beneficiando diversos produtores do Município”, afirma o técnico em agropecuária, Glacir Zanatta. A expectativa é de no próximo ano zerar as filas e trabalhar com a demanda.