Seminário do Pacto pela Alfabetização na idade certa apresenta trabalhos desenvolvidos

02/08/2017

Pelo terceiro ano consecutivo, Chopinzinho aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Na noite de ontem (01), com a conclusão do ano de trabalho, as 10 escolas do Município apresentaram os trabalhos desenvolvidos e aplicados em sala de aula.

Em Chopinzinho, 57 professores concluíram o curso, e o Município já fez adesão ao Pnaic para o próximo semestre. “Procuramos desenvolver cada vez mais a educação, com uma busca por atividades e materiais diferenciados, tudo que possa estimular e levar nossos alunos a adquirir conhecimento”, afirma a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Édina Accorsi. Com o PNAIC, também se busca melhorar os índices no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, na Provinha Ana e no IDEM (Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal). O curso teve um total de 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 horas para as atividades nas escolas.

De modo geral, o PNAIC visa, principalmente, que as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. “É a partir da alfabetização que as portas se abrem para o aprendizado do ser humano. Então é importante que nossas escolas e professores estejam preparados para dar o melhor às nossas crianças”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro, presente no evento.

Os seminários que acontecem ao final de cada curso, como no caso da noite de ontem, servem para mostrar os resultados e trazer à sociedade parte do que é desenvolvido nas escolas. Em Chopinzinho, o PNAIC é desenvolvido pela Secretaria de Educação, tendo como coordenadora Luciani Gubert Ferri e orientadora de estudo, Gisele Savio.