"Programa Zera Filas" faz mais de 280 cirurgias em seis meses

14/07/2017

Em fevereiro de 2017, a Secretaria de Saúde constatou grande fila de espera nos exames e cirurgias de Chopinzinho. Em trabalho conjunto com o Prefeito Álvaro Scolaro, foi criado o Programa Zera Filas, visando atender a demanda reprimida. Apenas nestes primeiros meses, mais de 280 cirurgias foram realizadas, encerrando a fila de 2012 a 2015.

O “Programa Zera Filas” continua. Com a nova postura e diminuição no tempo de espera, a credibilidade do SUS tem aumentado, assim como a procura da população. Os exames de Raio-x já estão sendo trabalhados com 50% de atendimento da fila e 50% da demanda presente, para não gerar nova fila. O Secretário de Saúde Fabiano Popia ressalta que o raio-x é um exame muito básico para o paciente ficar aguardando a realização, por isto desta postura. Em número total de exames, já foram realizados 10.500 a mais em 2017 do que no ano anterior.

“Nas cirurgias eletivas, mais de 280 foram realizadas. Comparado ao mesmo período, em 2016 foram realizadas 99 e em 2015, 18. Ou seja, já foram realizadas mais cirurgias do que a soma dos dois anos anteriores”, conta o Prefeito Álvaro Scolaro.

O objetivo neste primeiro ano era zerar a fila de cirurgia de 2012 a 2014. Com esforço, as equipes já estão trabalhando com as filas de 2016 e 2017. “Quem tem dor tem pressa. Neste sentido, estamos focando principalmente nas cirurgias eletivas - como de hérnia, vesícula, histerectomia -, para conseguirmos zerar definitivamente estas filas no Município”, disse Popia.  A Secretaria oriente que, quem tiver cirurgias anteriores e que ainda não foi chamado, que procure a unidade de saúde e atualize seus cadastros.