Você está em >

Notícias

Secretaria de Saúde inicia oficina terapêutica "Viver bem com o Parkinson"

12/06/2017

            No dia 07 de junho, a Secretaria de Saúde iniciou a oficina terapêutica “Viver bem com o Parkinson”. O objetivo principal com o grupo é proporcionar a troca de conhecimentos entre indivíduos, já diagnosticados com Parkinson, além de novas técnicas, exercícios e atividades que tenham objetivo de amenizar os sintomas - tremores, disfagias, disfonias, isolamento, dentre outros. A oficina também proporciona qualidade de vida, prevenindo ou minimizando os agravos da doença e dificuldades decorrentes.

As atividades são coordenadas pelas Fonoaudiólogas Caroline e Fabíola Pan, da Secretaria de Saúde. “O importante é um oferecer apoio e compreensão ao outro, bem como prestar auxílio na aceitação e superação das dificuldades e agravos que possam aparecer”, explica a fonoaudióloga Caroline Pan, ressaltando a troca de conhecimentos sobre superações e adaptações positivas, como exercícios e atividades que elevem a qualidade de vida do indivíduo com Parkinson.

Os participantes do grupo são acompanhados pela Enfermeira Glauciane Yanagida, com apoio, do Dr. Rafael Tesser de Cerqueira, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Frei Vito, no dia do grupo. Os encontros acontecem a cada quinze dias, nas quartas-feiras, das 13h às 14h. Quem tiver familiar e as próprias pessoas com diagnóstico de Parkinson podem participar do grupo. A próxima reunião é dia 21 de junho, na Unidade Básica de Saúde do Frei Vito.

            A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo, causado pela degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Estas células produzem a dopamina fundamental para o controle dos movimentos. Os principais sintomas são tremor, rigidez e lentidão de movimento. Até hoje, a doença não tem cura e não possui formas de prevenção.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho