Você está em >

Notícias

Grupo "De Bem com a Balança" doa alimentos à comunidade, como parte do projeto

02/06/2017

            O grupo “De Bem com a Balança” vem tendo uma motivação a mais na perda de peso dos participantes. Cada grupo, das oito estratégias da saúde da família do interior e da cidade, vai reverter em doação de alimentos o equivalente de peso perdido. Os participantes se comprometeram e vão entregar o resultado em alimentos para famílias carentes da comunidade. O primeiro grupo a realizar a doação foi o da Unidade Básica de Saúde da Santa Inês. 

O objetivo dos grupos, criados em 2014, é auxiliar as pessoas com sobrepeso e obesidade, prevenir doenças, promover a autonomia de escolha e senso crítico. Para isso, através de orientação nutricional, há o incentivo aos hábitos de vida saudáveis para promoção da saúde e com o educador físico, prática de atividades físicas para auxiliar no processo de controle de peso. Os encontros são semanais. Só em 2017, já são mais de 500 procedimentos realizados pela nutricionista e educadora física do grupo.

            Esta foi a primeira entrega de alimentos dos grupos. A intenção é de, até o final do ano, arrecadar 500 quilos de alimentos, somando todos os grupos. “As pessoas gostaram da ideia e estavam bem ansiosas por este momento. Foi uma motivação a mais, as pessoas dos grupos se interessaram em poder ajudar”, conta educadora física responsável, do Departamento de Esporte, Erlaine Machado.

A participação da população acontece por meio de encaminhamento pelo médico da Estratégia Saúde da Família - ESF ou especialista, e toda a população pode participar. Os encontros acontecem nas ESF de cada comunidade e na Academia da Saúde, uma vez por semana em cada localidade, com duração de aproximadamente 2 horas. Os participantes devem comparecer com seu Cartão SUS. Os encontros contam com avaliações, orientações, troca de experiências e prática de atividade física.

“Ficamos muito felizes de observar que é um trabalho que tem continuidade e que vêm crescendo, com pessoas motivadas e permanecendo no grupo”, ressalta Erlaine. Também, o projeto “De Bem com a Balança” se configura como uma oportunidade importante de prevenção de doenças. “Trabalhar em grupo foi algo que vimos que deu resultado, conseguimos atender uma demanda maior em um único atendimento, ampliando o número de pessoas beneficiadas e diminuindo as consultas médicas”, conclui o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho