Professores e equipe pedagógica debatem adaptações curriculares

01/06/2017

Pedagogos, professores de sala de recurso, coordenação de educação especial e equipe pedagógica da Secretaria de Educação se reuniram no Auditório da Prefeitura para início do trabalho de adaptações curriculares nas escolas, relacionados à educação especial. Os encontros aconteceram nos dias 31 de maio e 1º de junho, quando foram discutidos e definidos os encaminhamentos necessários.

A aprendizagem escolar está vinculada ao currículo organizado para orientar os níveis de ensino e as ações docentes. A diferença da Educação Especial para a regular está na individualização do atendimento, no material diversificado e, quando necessário, nas adequações curriculares através da adaptação curricular individual. “No Município de Chopinzinho, já ocorreram avanços na Educação Especial, no entanto, nos encontramos em uma nova etapa que visa às adaptações curriculares individuais dos alunos que frequentam as salas de Recurso Multifuncionais”, explica a Secretária de Educação, Édina Accorsi, complementando que assim, as reuniões com as equipes são essenciais para o debate das mudanças a serem empreendidas.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Luciani Gubert Ferri, responsável pela educação especial do Município, a adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas flexibiliza o andamento, a organização e o funcionamento das escolas. Deste modo, se atende as necessidades individuais desses educandos, possibilitando a inclusão de maneira efetiva.