Você está em >

Notícias

Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 26 de maio

03/05/2017

 

            Você está nos grupos prioritários na vacinação contra a Gripe? Já se vacinou? Não? Então procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e se vacine! A Campanha segue até o dia 26 de maio, em todas as UBS`s da cidade e do interior, nos horários normais de atendimento. O Dia D da ação será dia 13 de maio, um sábado, nas unidades Central, Nossa Senhora Aparecida, Frei Vito e no estacionamento da CCM Veículos, na Avenida XV de novembro.       

Integram o público-alvo da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

“Pedimos que as pessoas que se enquadram no público-alvo da Campanha venham o quanto antes fazer a vacinação, lembrando que a importância principal da vacinação é a prevenção. Nossa equipe está disponível para vocês”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. Até agora, Chopinzinho já vacinou 41% das pessoas dentro deste critério, cerca de 1800 vacinas já feitas e 2000 a serem realizadas.

Para se vacinar, a pessoa deve levar à unidade de saúde sua carteira de vacina e o cartão SUS. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Lídia Posso, explica que a novidade deste ano é a inclusão dos professores da rede pública e privada de ensino, ativos em sala de aula, nos grupos de vacinação.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho