Reunião discute Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial

02/05/2017

No dia 28 de abril, estiveram reunidos representantes dos Municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, São João, e Honório Serpa, para debaterem a realização da I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. A orientação para realizar esta conferência deu-se pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – SEJU, sendo que a Secretaria de Assistência Social de Chopinzinho teve a iniciativa de reunir os municípios que decidiram por realizarem a Conferência de forma integrada. Além dos Municípios presentes, vão participar do evento regional Saudades do Iguaçu, Sulina, Itapejara D`Oeste e Mangueirinha.

Na oportunidade foi decidido que o município que sediará o evento será Chopinzinho e deverá acontecer já no início do mês de junho. O tema vai seguir a recomendação nacional: “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Esta será a primeira conferência com o tema da igualdade racial nestes municípios.

Nesta primeira reunião, os municípios elegeram a comissão organizadora do evento. A presidente é a assistente social Luiza Helena Budel Vilczek e a vice-presidente, Carla de Araujo Wengen, psicóloga, ambas servidoras do município de Chopinzinho.

“Debatermos o assunto da igualdade racial é de extrema relevância, pois trabalhamos com diferentes raças e contracenamos diariamente com questões de desigualdade, preconceito e exclusões pela diferença”, explica a assistente social da Secretaria de Assistência Social, Eliana Piaia. A assistente social ressalta que se devem considerar as diferenças raciais dos municípios, ou seja, os povos que colonizaram nossas terras, população indígena, imigrantes de outros países que fogem de guerras e da pobreza em busca de trabalho e que encontram muitas barreiras.