11ª Conferência de Assistência Social reúne mais de 150 participantes

12/04/2017

Ao longo de todo dia de hoje (12) aconteceu 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de direito no fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social. Na ocasião, foi feito debate sobre as políticas públicas de assistência social que já existem no Município.

“Mais de 150 participantes estiveram presentes, entre Secretarias da Prefeitura, entidades, sindicatos, clubes e próprios usuários do SUAS. É gratificante quando os representantes das entidades do nosso Município participam e contribuem com as ações da Administração Municipal”, enfatiza o Prefeito Álvaro Scolaro.

A Conferência contou com café, mesa de honra e posterior palestra, com a Assistente Social convidada, Andressa Bourscheit, que contextualizou a política pública da assistência social e o tema da conferência. Na parte da tarde, houve formação de grupos de debate dos eixos temáticos e apresentação de adolescentes que participam de projetos da assistência.

Como ponto alto do evento, aconteceu a formulação e aprovação das propostas a serem aplicadas no Município, no Estado e em âmbito Federal. Foram elaboradas 10 propostas para o Município e 04 para o Estado e União. Também, houve eleição do delegado que vai representar Chopinzinho na Conferência Estadual, que acontece em Curitiba em outubro, levando as propostas decididas na Conferência local. Ainda, foi feita a eleição de representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Conferência acontece a cada dois anos, sendo que a prática iniciou na década de 90. “O Objetivo é fazer refletir, se o que existe realmente é aplicado em Chopinzinho e fazer com que as pessoas se conscientizem do seu papel. É o momento de avaliar como e se a política de assistência social está sendo desenvolvida no município”, explica a assistente social Eliana Piaia.