Campanha do Dia Mundial da Voz leva teatro aos CMEI`s

13/04/2017

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, as Secretarias de Educação e Saúde realizaram Campanha em Chopinzinho, no dia 10 de abril. Neste ano, a equipe levou aos CMEI`s do Município o teatro adaptado do livro “Rita não grita”, de Flávia Muniz, voltado às crianças de 3 e 4 anos. A Campanha do Dia Mundial da Voz acontece anualmente no Município, com realização do jogo da voz com as Escolas Municipais, orientação nas empresas, comércios, pedestres e Secretarias Municipais, tudo abordando cuidados vocais.

A Campanha espera prevenir casos que chegam para tratamento com agravos, por desinformação ou falta de consciência da importância dos cuidados vocais. Deste modo, se reduz a demanda e aumenta a qualidade vocal e de vida da população. “As crianças são importantes para disseminar a informação, com elas aprendendo a cuidar de suas vozes desde pequenas, vão repassar o conhecimento à seus pais e professores”, explica a fonoaudióloga da Prefeitura, Caroline Pan.

As fonoaudiólogas relembram alguns cuidados indicados: ingestão de água em temperatura ambiente; evitar beber e fumar; evitar roupas apertadas na região do pescoço; evitar ar condicionado e ambientes com mudança de temperatura; evitar alimentos gordurosos e derivados de leite, principalmente antes da utilização da voz; dentre outros. A Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito, pelo SUS. Em caso de necessidade ou mais informações, procure as Unidades de Saúde. Seja amigo da sua voz, cuide-se.