Programa de Habitação Rural faz 125 cadastros para novas casas

11/04/2017

Ontem (10), cerca de 200 pessoas participaram do pré-cadastramento para o Programa Nacional de Habitação Rural, que vai beneficiar agricultores familiares. Destes, 125 cadastros se enquadraram nos requisitos dos Programas e serão avaliados. O Programa é fruto de parceria entre Administração Municipal, Governo do Estado e Federal, COHAPAR e EMATER.

Agora, a Secretaria de Agricultura e EMATER estão fazendo análise da documentação entregue. Na próxima semana, os cadastros com documentação correta serão chamados para reunião, assinatura e finalização do processo, para posterior envio à COHAPAR. As pessoas serão contatadas por telefone, e a reunião já está pré-agendada para o dia 18 de abril, na parte da tarde.

“A procura dos agricultores familiares superou nossas expectativas. Esperamos que o Município seja contemplado e consiga atender as demandas, já que há muito tempo o meio rural espera por esta oportunidade”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro, que esteve presente no dia do cadastramento. Pelo Programa, serão construídas 5.000 casas em todo o Paraná, com ênfase nas regiões oeste e sudoeste.

Depois do envio desta primeira documentação básica para a COHAPAR - que segue até o dia 20 de abril -, serão mais 90 dias para conclusão do processo: para complementação de documentação, matrículas atualizadas e reconhecimento de firma. “Já saíram programas em outros momentos, mas infelizmente não foram suficientes para atender a demanda e este é um pedido antigo da agricultura. As pessoas estão com muita esperança, assim como nós”, expõe Márcia Andrade, Chefe do Escritório Local da EMATER.

Por casa, serão liberados pela Caixa Econômica Federal R$ 34.200,00, com um projeto de aproximadamente 45 m². O valor é subsidiado, e quem participar vai pagar 04 parcelas, uma por ano, de R$ 342.