Você está em >

Notícias

UBS Frei Vito realiza atividades diferentes para marcar Dia Mundial de Combate a Tuberculose

06/04/2017

 

            O dia 24 de março é o dia Mundial de Combate à Tuberculose. No Município, diversas campanhas foram desenvolvidas em alusão à data, reforçando a luta contra a doença. Na Unidade Básica de Saúde do Frei Vito não foi diferente. Lá, além da campanha desenvolvida nas demais UBS`s, a equipe programou durante toda a semana apresentação de teatro de fantoches.

            De 27 a 31 de março, todos os dias às 7h30min e 13h o teatro foi apresentado, na Sala de Espera – que é o momento do início dos atendimentos de cada período. “Foi algo rápido, de simples execução, mas que percebemos que chamou a atenção das pessoas. Conseguiu passar a mensagem de sintomas, prevenção e tratamento da tuberculose, de modo lúdico”, conta a enfermeira responsável da UBS Frei Vito, Glauciane Yanagida.

            A ideia de um teatro surgiu da percepção da tuberculose ser uma doença que merece cuidado e atenção, mas que está um pouco esquecida. Na peça, um senhor aparece no posto de saúde apresentando sintomas de tuberculose, e lhe é fornecido exames e tratamento. “Todos ficavam quietinhos, prestando atenção. Percebemos que só a palestra, para nosso público, não era suficiente”, explica Glauciane, complementando que depois de cada apresentação a equipe terminava abordando outros aspectos da doença e tirando dúvidas dos presentes.

            A tuberculose é uma doença infecciosa, contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Quem apresenta os sintomas, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o tratamento adequado. 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho